Fórum Nacional dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Ecologia do Brasil

Breve Histórico e Objetivos do Forum

 

(extraído das falas de alguns participantes do X Fórum, 2004)


O primeiro Fórum ocorreu em 1994, em Minas Gerais, no Parque Estadual do Rio Doce. Nessa ocasião, dez cursos se fizeram presentes. Atualmente (2004) já são vinte e um os cursos de pós-graduação em Ecologia no Brasil. O Fórum surgiu da necessidade de discutir problemas comuns aos cursos, de influenciar na política nacional de pós-graduação e de auxiliar os cursos emergentes. Uma das primeiras tarefas do fórum foi centrada na articulação para que fosse criado um conjunto comum de disciplinas obrigatórias no programas. Essa ação justificou-se no sentido de definir o perfil do ecólogo, de forma a enfrentar a proliferação de cursos de ciências ambientais, cujos profissionais disputam com os ecólogos o mercado de trabalho. O sucesso dessa e outras decisões iniciais do fórum, segundo alguns de seus fundadores tais como o Prof. Rogério Parentoni (UFMG) e o Prof. Francisco Esteves (UFRJ), logo mostrou a todos que o Fórum realmente era um instrumento valioso e que efetivamente poderia influenciar nos distintos programas de PG Ecologia do País. Uma evidência disto é o fato que o Fórum teve papel central na indicação do primeiro ecólogo presidente do CNPq, Prof. José Galizia Tundisi, atuação manifestada através de cartas enviadas pela presidência do Fórum ao CNPq e outros órgãos de fomento do Brasil. Outra evidência foi o fato do presidente da CAPES  (Prof.Abílio B. Neves) comparecer à reunião do Fórum em 1996 (Cuiabá), quando se discutiu a política daquela agência para a área de Ecologia. Da mesma forma, na reunião de 1998, o então presidente do CNPq, professor José GaliziaTundisi, compareceu para discutir as demandas da área e a política desse órgão para o futuro da Ecologia no país".

O prof. Rogério Parentoni (UFMG) teve uma atuação destacada na implantação e consolidação do Fórum. Ele ainda faz algumas recomendações que considero importantes de serem ressaltadas aqui: (a) deveria haver uma melhor articulação para uma melhoria da interlocução do Presidente do Fórum com os coordenadores; (b) devemos formar uma comissão de trabalho para o resgate sistemático da história do Fórum e (c) seria altamente desejável que fosse feita a retomada das tentativas de integração entre os cursos de campo, sendo que até o momento houve apenas iniciativas bilaterais sem uma sistematização nacional. O prof. Francisco Barbosa (UFMG) que também tece uma atuação destacada nas reuniões subsequentes do Forum, lembra que esse Fórum sempre teve um papel decisivo para os rumos da Ecologia no país Ele lembrou que o PIE (Programa Integrado de Ecologia) foi criado em decorrência dos debates gerados dentro do Forum e que deveria ser resgatado. O Subprograma de Capacitação do PIE poderia ser utilizado para tentativa de integração entre os cursos de campo. O PELD também é parte do PIE e o Fórum foi essencial para o sucesso dos sites/PELDjá estabelecidos.

Gostaria ainda de lembrar aqui o nome do prof. Dr.Carlos Araújo Lima (in memoriam) que,  na condição de presidente do comitê "4" da CAPES (area de Ecologia/Meio Ambiente), sempre atuou no sentido de que as resoluções desse Fórum fossem sempre ouvidas e efetivadas naquela agência de fomento. Ele contribuiu de modo decisivo para que o papel do forum como principal veículo da expressão de nossa comunidade fosse consolidado.



Ricardo Motta Pinto Coelho

Presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores de

Programas de Pós-Graduação em Ecologia do Brasil


Fale conosco:
Presidência do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação do Brasil
Prof. Ricardo Motta Pinto Coelho
Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre - ECMVS
Departamento de Biologia Geral - BIG
Instituto de Ciências Biológicas - ICB
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627
31270-901 Belo Horizonte (MG)
Telefax : ++ 55 31 3499 2605

E-mail: rmpc@icb.ufmg.br


Página criada em Belo Horizonte, (MG) em 03 de maio de 2005
© - Ricardo Motta Pinto Coelho
Presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores de Programas de Ecologia do Brasil
Todos os direitos reservados.